segunda-feira, 24 de julho de 2017

COÇAR OS OLHOS PODE PROVOCAR LESÕES E LEVAR BACTÉRIAS. VEJA 10 DICAS PARA EVITAR DOENÇAS NOS OLHOS


Sabia que quase 50% dos problemas visuais em países em desenvolvimento, são causados por erros refrativos não corrigidos – como miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)? Segundo a organização, entre 70% e 90% da população mundial sente desconfortos visuais, após passar horas em frente à tela do computador. A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, por isso é preciso ter cuidado.

Procure não coçar os olhos. Além de levar impurezas e bactérias para a região, a pressão pode provocar pequenas lesões no globo ocular. Por isso, lave as mãos com frequência.

É preciso retirar impurezas e secreções secas, principalmente após dormir, por isso lave bem o rosto, de preferência com produtos de limpeza especializados para pele sensível. Aproveite também o momento do banho para higienizar os olhos.

Pisque bastante! Piscar lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos e auxilia em situações como coceira e irritações. Para os que trabalham direto com computador, essa dica é mais importante, pois piscar descansa a vista e combate a síndrome da visão de computador, que gera dor de cabeça, olhos vermelhos, secos e visão embaçada. Em épocas mais secas do ano, lembre-se de usar colírios lubrificantes, chamados de ‘lágrimas artificiais’, já que eles contribuem para a hidratação correta dos olhos.

Cuidado redobrado com a maquiagem! É preciso removê-la antes de dormir para que impurezas não fiquem em contato direto com os olhos por muito tempo. Além disso, é necessário ficar atento as datas de validade dos produtos. Não utilize maquiagem vencida.

As lentes de contato devem ser higienizadas, antes e depois do uso, com produtos sugeridos pelo fabricante, não use água da torneira para a limpeza, pois ela não é estéril e contém partículas que podem prejudicar a saúde dos olhos. Ao sentir incômodo, retire imediatamente as lentes, porque elas podem fazer pequenas lesões no globo ocular que, por sua vez, podem desenvolver para uma conjuntivite, infeções diversas e até mesmo úlceras e lesões na córnea, com risco de perder a visão.

Atenção com a alimentação! Muito açúcar pode causar problemas oculares, especialmente para quem tem diabetes do tipo 1 ou 2. Já comer peixe diminui problemas como a degeneração da mácula —área da retina responsável pela visão de detalhes —, ajuda no combate ao envelhecimento precoce nas estruturas dos olhos e fortalece o globo ocular.

Tenha hábitos saudáveis. O tabagismo está associado a problemas oculares como degeneração macular, catarata ou, ainda, danos no nervo óptico, sendo que o sobrepeso impede que as vitaminas cheguem aos olhos em quantidade suficiente para prevenir doenças oculares. Por isso, faça exercícios regularmente.

Use óculos de sol com proteção ultravioleta (UV) sempre que possível. A luz UV é prejudicial às células da retina, causando seu envelhecimento precoce. Sua incidência também pode causar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

Se você precisa de óculos para correção de grau, não deixe de usá-los, pois eles evitam incômodos, dores de cabeça, cansaço nas vistas e outros problemas oculares.
Por último, é preciso consultar regulamente um oftalmologista de confiança para a realização de exames de rotina. A prevenção é o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário