Na noite da última quinta feira (17), foi realizada nas dependências do Centro de Convivência de Idosos Governador Geraldo Melo no município de Lajes, uma audiência pública com a finalidade de aprovar um projeto de Lei, que visa a implementação do Departamento Municipal de Trânsito naquele município.
A audiência Pública que contou com a presença da Exma. Promotora de Justiça, Dra. Juliana, as autoridades policias, o Tenente Renê e o Tenente Ferreira, Comandante do 2° NPRE - NORE Assú, além dos vereadores do município.
A audiência que foi presidida pelo Presidente da casa, o Senhor Ver. Manoel Querino da Costa, contou também, com a presença da população lajense.
Em seu pronunciamento, o Tenente Ferreira exaltou a importância desse projeto para o município, com o intuito de visar melhorar a educação no trânsito local, esclarecendo dúvidas da população presente, no que desrespeito dos seus deveres e obrigações como cidadãos detentores de meios de transportes alternativos como um todo.
Um fato curioso chamou a atenção durante a apresentação desse projeto na audiência pública. Um Vereador de oposição, contra o projeto de implementação do DMT, incitava a população presente, diga-se de passagem desinformada, a rebelar-se contra o projeto em discussão e as autoridades presentes, chegando o mesmo a fazer uso da Tribuna, para realizar um pronunciamento incabível, "sem pé nem cabeça", pondo em questionamento e subestimando as autoridades ali representadas, dentre elas, o Comandante do 2° NPRE - NORE de Assú, o Tenente Ferreira.
O respeitado Tenente por sua vez, não se contendo com tamanha sandice, pediu educadamente a palavra ao presidente da sessão e deu um SHOW de Lei de Trânsito, dando um "choque" de realidade e derrubando totalmente por terra, os "conceitos" hora apresentados pelo Vereador Felipe Menezes, deixando-o totalmente sem argumentos...sem palavras para questionar.
Após 3 longas horas de intensa discussão sob vaias e aplausos, a audiência pública foi encerrada.
OBS: Quero aqui parabenizar a Exma. Promotora de Justiça, Dra. Juliana pela brilhante iniciativa e ao Sr. Ver. Manoel Querino da Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lajes, pela elaboração desse projeto, que visa melhorar o meio de vida no trânsito da cidade de Lajes, beneficiando as famílias deste município que tanto sofrem com a perca constante de familiares em acidentes no trânsito. Quero parabenizar também, toda a população lajense, que mesmo alguns portando de modo abusivo, tiveram o bom censo de comparecer a esta audiência para ouvir, discutir e reivindicar seus direitos como cidadãos.
A população lajense, merece ser tratada com respeito, ser vista com bons olhos, pois se trata de um povo humilde, muitos sem instruções, que dependem do comercio local e de algumas empresas fora do município, que buscam viabilizar o sustento de suas famílias. O cidadão lajense não pode e nem deve ser submetido a sessões de torturas psicológicas, sendo os mesmos conduzidos por má fé, a ficarem contra seus próprios direitos e enxergarem apenas o que meia dúzia de pessoas, que se acham no direito de induzir de maneira errônea, a condução do crescimento e fortalecimento do município, no que diz respeito a beneficiamento do seu povo, sem haver experiência de causa para se expor.
Fotos: Fabio Dantas